MAPLE BEAR MARÍLIA We care. We share. We learn.
Na Maple Bear os alunos tornam-se bilíngues de verdade, capazes de navegar, com conforto e naturalidade, em ambientes onde tanto o inglês quanto o português são utilizados. Nos primeiros anos da educação infantil os alunos vivenciam a imersão total na língua inglesa. A partir do Intermediate Kindergarten, útimo ano da Educação Infantil, os alunos recebem também estímulos em português, e fazem o letramento nos dois idiomas simultaneamente. São incentivados a compartilhar informações, comparar ideias, interpretar linguagens, desenvolver o pensamento crítico e investigar o sistema alfabético de escrita nos dois idiomas. No Fundamental, metade da carga horária é oferecida em Português e metade em Inglês.
Bilinguismo é mais que dominar uma segunda língua: significa aprender a pensar em dois idiomas. Na Maple Bear nosso aluno aprende em um ambiente imersivo em inglês, desenvolvendo autonomia e confiança, tornando-se independente a partir de experiências hands-on. Atividades ativas e prazerosas onde os alunos são protagonistas de seus conhecimentos.
Educadores canadenses com pelo menos 30 anos de experiência no Canadá visitam nossa escola semestralmente por pelo menos 5 semanas. O objetivo é garantir a aplicação das melhores práticas do programa canadense bilíngue de ensino. Além do treinamento na escola, nosso Dream Team faz capacitações em São Paulo, nos mais diversos temas, nos meses de janeiro e julho. Paixão por aprender.
O programa Maple Bear privilegia a comunicação, a criatividade, o pensamento crítico, a autonomia, resolução de problemas e a tomada de decisões, aplicando esses conceitos a todas as disciplinas e áreas do conhecimento, como linguagem, matemática, ciência, alfabetização digital, música e artes. Como parte desse conceito, as salas de aula na Maple Bear são amplas, estimulantes e acolhedoras, repletas de materiais manipulativos e centros de aprendizagem.
Realizamos semestralmente o Quality Assurance com a visita de experientes educadores canadenses na nossa escola. O objetivo é assegurar os mais elevados padrões de segurança, organização e gerenciamento, gestão de pessoas, implementação do programa, verificações de desenvolvimento e comunicação com as famílias. Nosso Dream Team faz um relatório detalhado, com plano de ação e prazos, visando entregar a melhor educação possível para nossos “little bears” e o aprimoramento constante.
Desde sua fundação, em 1867, o Canadá foi constituído como uma nação fundamentada no respeito às diferenças e com reconhecimento aos dois idiomas: o francês e o inglês. Mas foi no fim da década de 1960 que o Canadá, por meio do “Languages Act”, um dos pilares do governo do primeiro ministro Pierre Trudeau e do trabalho da Royal Commission on Bilingualism and Biculturalism estabeleceu o bilinguismo como crucial e determinante para a inclusão e respeito aos direitos de todos os cidadãos do país. Esse movimento marcou o início de uma longa história de pesquisas e dedicação ao desenvolvimento de um sistema educacional verdadeiramente bilíngue, capaz de desenvolver cidadãos não somente fluentes em uma segunda língua, mas possuidores da cultura de dois idiomas nativos.