Maple Bear Marília

/

nov 28, 2024

Brincadeira livre no playground fortalece aprendizagem dos alunos do Toddler

AUTOR

Redação Maple Bear Marília

ASSUNTO

Educação

TEMPO DE LEITURA

5 min

COMPARTILHE

As pesquisas mais recentes confirmam o que educadores já observavam: as crianças aprendem brincando. Na Maple Bear, nosso currículo para a pré-escola é fundamentado nessa premissa. Ao permitirmos que as crianças brinquem e experimentem livremente, elas absorvem conhecimentos de forma natural, criando memórias e aprendizados que as acompanharão por toda a vida.

Durante esses momentos de diversão, os pequenos exercitam sua imaginação, criando cenários e histórias que estimulam o pensamento criativo. Essa prática fortalece conexões neurais relacionadas à criatividade e resolução de problemas. 

Além disso, o playground oferece oportunidades únicas para o desenvolvimento físico. Ao correr, pular e escalar, as crianças aprimoram sua coordenação motora grossa, equilíbrio e psicomotricidade.

É importante ressaltar que, embora a brincadeira seja central, cada atividade tem um propósito pedagógico. 

Nossos professores estruturam cuidadosamente ambientes onde as crianças, enquanto brincam, aprendem a manipular conceitos de matemática, ciências e outras áreas do conhecimento. Não se trata de brincadeira aleatória, mas sim de um aprendizado direcionado através do lúdico.

Os educadores aproveitam esses momentos de brincadeira livre para observar e avaliar o progresso de cada criança. É durante o brincar espontâneo que os professores podem identificar avanços e necessidades específicas de cada aluno, permitindo uma abordagem personalizada no processo educativo.

A brincadeira livre no playground, portanto, vai muito além do simples lazer. Ela constitui uma ferramenta educacional poderosa, proporcionando às crianças do Toddler um ambiente rico em estímulos que favorecem seu desenvolvimento integral.