Maple Bear Marília

/

out 10, 2025

Year 6 visita Eclusa de Barra Bonita e conecta teoria com prática

AUTOR

Redação Maple Bear Marília

ASSUNTO

Fundamental II

TEMPO DE LEITURA

3 min

COMPARTILHE

Os alunos do Year 6 realizaram uma viagem de estudos à Eclusa de Barra Bonita, marcando a primeira vez que a turma visitou esta importante estrutura hidroviária. A experiência foi o resultado direto dos conteúdos estudados em Ciências e Geografia durante o semestre.

Ciências e Geografia em ação

Nas aulas de Ciências, os estudantes aprenderam sobre o funcionamento das usinas hidrelétricas, compreendendo os processos de geração de energia através da água.

Em Geografia, eles estudaram infraestrutura, as diferentes partes que compõem um rio e os problemas ambientais relacionados aos recursos hídricos.

O currículo também abordou as diversas atividades econômicas desenvolvidas na bacia do Rio Tietê: dragagem de areia, pesca, turismo, transporte fluvial, agricultura, pecuária e o desenvolvimento de novas áreas urbanas. Os alunos conheceram as espécies de peixes da região e estudaram detalhadamente como funciona uma eclusa.

Contexto histórico e geográfico

A visita ganhou ainda mais significado com os estudos sobre o processo de ocupação do estado de São Paulo pelos bandeirantes, permitindo que os estudantes compreendessem como o Rio Tietê foi fundamental no desenvolvimento histórico do Brasil. Eles também estudaram a hidrografia completa do rio, desde suas nascentes até sua foz.

Aprendizado multidisciplinar

Durante a experiência em Barra Bonita, os alunos puderam observar na prática a biodiversidade local, as atividades econômicas em funcionamento e os processos históricos de desenvolvimento do Brasil a partir do Rio Tietê. A eclusa se tornou um laboratório vivo onde geografia, ciências e história se encontraram.

A viagem proporcionou aos alunos uma compreensão integrada de como os recursos naturais, o desenvolvimento econômico e os processos históricos se interconectam na formação do território brasileiro.